Dicas de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda

Antes de tudo você deverá separar toda a documentação necessária que será requisitada no preenchimento da declaração.

Você pode facilitar a sua vida utilizando dados da declaração do ano anterior, o programa da Receita Federal permite que você consiga importar os dados da declaração passada. Mas para isso, o tipo de declaração (completa ou simplificada) deve ser o mesmo nos dois anos. É necessário que a sua declaração do ano anterior esteja gravada em seu computador ou em um disquete. 

No início do preenchimento irá abrir uma tela perguntando se o declarante deseja importar os dados da declaração anterior.  É importante efetuar a importação dos dados antes do início do preenchimento de sua declaração, pois, quando solicita esta opção, o programa irá apagar os dados que foram digitados.

Atualize os campos com os seus rendimentos de 2008, aquisição de bens, imóveis, financiamentos, etc. Não esqueça de incluir rendimentos de aplicações financeiras, lucros, dividendos, que possam justificar o aumento do patrimônio.

Informe as suas dívidas que justifique as aquisições de bens ou direitos de valores grandes. Informe seus bens e direitos de forma completa com valores corretos. Caso possua algum bem financiado, informe somente as prestações que foram pagas até 31/12/2008.

Se você é casado, veja se vale mais a pena declarar separado ou em conjunto. Faça uma simulação das duas formas.

Veja também qual é o modelo de declaração que valerá mais a pena, o simplificado ou completo. Caso tenha muitas despesas a deduzir, vale mais a pena optar pelo completo. 

Confira se todos os dados estão completos e corretos, grave a declaração e transmita através do programa Receitanet.

14 respostas para "Dicas de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda"

  1. joao paulo rigon de andrades · Editar

    gostaria de saber onde poso me cadastrar para declarar imposto de renda?
    moro em santa maria (RS)
    e que documentaçao é preciso para o cadastro?
    obrigado pela atençao

  2. Não estou conseguindo importar os dados da declaração de 2009 na plataforma Windows.
    Os dados estão la’, porém quando vou importar não aparecem na janela.
    Poderiam dar uma dica.

  3. Joconias Cordeiro · Editar

    Meu filho (17 anos em 2009) era dependente de minha esposa até julho, a partir de agosto passou a ser meu dependente. Devo colocar as despesas na declaração de minha esposa até julho e na minha declaração a partir de agosto de 2009 (não fazemos declaração conjunta).

  4. Tenho um carro quitado no meu nome e comecei um financiamento de um apto, porém em dezembro comecei o pagamento apenas dos juros do emprestimo da caixa para construtora, o financiamento mesmo ainda nao comecei, tenho que declarar esses bens?

    obrigada

  5. RONALDO O S GIMENES · Editar

    estou c/ problemas nesta versa 2010 do imposto de renda………onde que eu coloco a pensao alimenticia, onde a mãe da minha filha recebe o beneficio, pois minha filha é menor. Agradeço!

  6. Ola Homero,

    Muito provavelmente o seu arquivo está com o nome truncado ou errado.
    o nome deve ser:
    cpf-IRPF-2009-2008-ORIGI.DEC
    Renomei o seu arquivo q está no arquivo tratadas….espero q d certo.

    Cabral.

  7. Enerito Manoel de Souza · Editar

    Tenho 2 imóveis que transferi para os meus 2 filhos (50% para cada). Valor de 70.000,00 cada imóvel.
    Como fazer lançamento em minha declaração?
    Os 2 são maiores de idade sendo que um está isento de fazer a declaração do IR. Terá de fazer a declaração do IR por causa da doação? Como fazer o lançamento na declaração deles?

  8. EDUARDO DE NOVAES · Editar

    1)Tenho dois filhos e pago pensao judicial. Poderei fazer o desconto por dependente (item dependentes) mesmo declarando o total da pensao judicial no item (pagamentos e doacoes efetuadas)que è pago a mae deles?
    2) No item PAGAMENTOS E DOAÕES poderei declarar Contribuicão sindical?

  9. Bettina Coutinho · Editar

    Minha filha de 19 anos recebe pensao do pai e eu gostaria de fazer em conjunto com a minha.Onde faco a opcao de declaracao de imposto de renda em conjunto? Nao estou conseguindo achar esta opcao.

  10. sou pensionista do estado ate entao eu era isenta mas com o falecimeto de meu pai tambem passei a ser pensionista federal ja a 7meses deste ano 2013 no meu contra-cheque ja vem descontando o ir . gostaria de saber como fazer para declarar e que valor a apagar.grato

Postar Comentário