O que é Malha Fina da Receita Federal? Como fazer para evitar cair nela?

Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual de imposto de renda da Pessoa Física, popularmente conhecida como “malha fina“, nada mais é o do que a revisão eletrônica das declarações, verificando dados declarados e o cruzamento destas informações com outros sitemas disponíveis pela Receita Federal.

Um exemplo: A Receita possui um programa de leitura de dadose, através dele, a Receita faz uma comparação do valor total de rendimentos isentos de tributação com o total de rendimentos tributáveis dos contribuintes. Se os rendimentos isentos ultrapassarem um determinado percentual dos tributáveis, esta declaração ficará retida na malha fina, ou seja, será encaminhada para uma análise manual pela fiscalização da Receita Federal.

Caso tenha alguma falha, o contribuinte poderá ser intimado a prestar esclarecimentos e apresentar os documentos necessários. Quam não comparecer à intimaçào ou não entregar a documentação correta poderá sofrer um auto de infração.

Por isso é muito importante prestar muita atenção na hora de preencher a declaração, verificar se a fonte pagadora informou corretamente à Receita o valor dos rendimentos e o imposto retido na fonte. Caso tenha dúvidas com relação a ganhos em ações judiciais ou negócios com bens e direitos, procure ajuda de profisionais especializados.  

Clique aqui e faça um teste do índice de risco de cair na malha fina

Postar Comentário