Sua declaração foi enviada com erros? Veja como fazer uma Declaração Retificadora

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





Depois de enviar a sua declaração do imposto de renda você descobriu que ela continha erros? Não se desepere! Você pode fazer uma Declaração Retificadora, mesmo depois do prazo de entrega, e corrigir os seus dados. 

As declarações retificadoras podem ser feitas durante o ano todo, e você pode até mesmo fazer alterações em declarações entregues nos outros anos. O prazo para a retificação do imposto de renda é de até cinco anos.

Mas a recomendação é que a retificação seja feita o mais rápido possível, principalmente se o contribuinte tiver imposto a restituir, pois o quanto antes for entregue a nova declaração, mais cedo ele irá receber a sua restituição.

Terminado o prazo de entrega, a declaração retificadora deverá ser do mesmo modelo da declaração transmitida (completo ou simplificado), o formulário deve ser o mesmo.

A declaração retificadora é feita da mesma forma que a anterior. Quando você iniciar a declaração irá surgir a pergunta “Esta declaração é retificadora“, você deverá responder “Sim“. Depois você deverá informar o número do recibo da declaração anterior.

Você pode alterar qualquer tipo de informação, como dados cadastrais, enereço e até mesmo valores dos rendimentos.

Depos que o contribuinte efetuou as alterações necessárias, deverá gravar e transmitir a declaração utilizando o programa Receitanet (clique aqui para baixar).


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Me ajudem, não fiz a declaração do imposto de renda de 2008, pq não sabia era minha 1ª vez, fiquei com meu cpf bloqueado,procurei um “contador” para acertar minha situação só que ele fez e declaração de 2007, e eu paguei a multa. Meu cpf continuou bloqueado, procurei a receita e fui imformado do que aconteceu e pedi pro “contador” acertar a situação,ele fez outra declaração de 2008 e não retificou a de 2007 que nem deveria existir, pergunta vou ter que pagar outra multa para a declaração de 2008, ou a que eu paguei pela declaração errada de 2007 vale ?

  2. Flávio escreveu:

    Boa noite!
    Comprei um apartamento financiado pela Caixa Economica Federal (na planta) no exercício de 2008, porém não informei na declaração do exercício de 2009. Na aquisição não foi pago valor de entrada e até o términio do ano de 2008 não houve pagamento de prestação do imovel. A duvida é,os outros valores que paguei parcelados, como:Kit acabamento (melhorias do imóvel),(antes da entrega do imóvel), ITBI, Consultoria financeira cobrada pela construtora, CUB (valorização do imovél no período de construção pago para a construtora) e valores mensais para a Caixa Econômica Federal no período da obra é preciso informar na declaração retificadora 2009?

  3. Flávio escreveu:

    A declaração retificadora 2009 referente ao exercício 2008 é preciso fazer no programa de declaração de IRPF de 2009?

  4. Robson Marques escreveu:

    Dúvida: A declaração retificadora deve ser feita no aplicativo do ano anterior ou pode ser feita no aplicativo de 2010.

  5. Pedro Nivaldo Lira escreveu:

    Vendi um imóvel rural por X reais e, após 15 dias (2009/2010), comprei um imóvel residencial pelo mesmo valor (X reais). Como proceder o IRPF, se nas
    colunas 2008/2009, tnham o valor Y reais?

  6. ALTAMIR ALVES escreveu:

    Boa Noite, como devo declarar as solicitaçãoes da nota fiscal paulista
    na minha declaração

  7. Patricia Rodrigues escreveu:
  8. neudo portela escreveu:

    Bom dia!!!
    Fiz a retificação da declaração mas não to conseguindo enviá-la. Toda vez que tento pede pra eu instalar a versão mais recente. O problema é que eu já instalei tal versão e memso assim continua pedindo pra instalar.

  9. Danielle Diormandie escreveu:

    Fiz a retificação mas tento enviá-la e diz para eu instalar o programa mais recente, mas eu já instalei e não resolve. Instalei em outro computador e digitei tudo novamente mas diz que estou fazendo de forma simplificada, sendo que não é verdade. Estou redigindo no modelo completo. !!!

  10. luiz carlos escreveu:

    cometi um erro na minha declaraçao e nao sei como fazer a retificaçao..recebi um dinheiro da
    justiça do trabalho e tenho uma restituiçao .Foi pago o imposto no codigo 5936 e coloquei esse codigo na observaçao no ajuste anual o valor que recebi,pois è isento ,correto? mas coloquei o valor do imposto recolhido na primeira linha do imposto pago onde a o codigo 0246 ..o que faço rs… e ja esta em pendençia …como faço a retificaçao ou nao tem jeito e tenho que procurar a recita..sou de rio claro sp

  11. Paulo Dolcinotti escreveu:

    Meu amigo cometeu um erro na sua declaração, ele veio em casa para que nós fizessemos a retificação, pois bem deu tudo certo, foi gerado um número de recibo mas não consegui salvar, ai eu pergunto como eu faço para salvar o recibo?

    Obrigado

    Taubaté 15 Julho 2010

  12. Boa tarde,
    Estou tentando tentando retificar a minha declaração, só que quando vou grava-la, aparece o erro E01, ou seja, me informando que eu não posso torcar a forma da declaração de completa para simplicifada.
    Só que eu coloco como completa e quando vou salva-la, ela automaticamente aparece como simplificada.
    Obrigado
    Glaubner

  13. Boa tarde,
    Foi a mesmo problema que acorreu comigo Glaubner…
    Esse erro E01. Gostaria que me ajudassem também.
    Deste já agradeço.
    Dayane

  14. Estou fazendo uma retificadora da declaração de 2008 por erro cometido de valores, tudo bem, estou acertando com o fisco e, pequena restituição a receber tenho direito. Só que, percebi que se eu tirar a minha esposa da declaração em conjunto, o valor de restituição é bem maior. Posso na retificadora tirar o da minha esposa? Como fica a declaração dela? Preciso de uma resposta urgente, obrigado!

  15. Mari Silva escreveu:

    Preciso de esclarecimentos. Até bem pouco tempo não entendia nada de impostos. Entregava tudo a um contador para fazer a declaração por receio de dá algum problema. Não tinha informação de ter que entrar no site da receita para verificar se estava tudo certo. Passado algum tempo ia ao seu escritório para pegar a declaração e achava que isto me dava a garantia de que tudo estava ok. Minha surpresa aconteceu este ano ao receber um comunicado da receita que havia problemas com minha declaração de 2008 e 2009. E após alguns dias uma fatura com incidencia de todas as penalidades, multas em relação a 2007. E o contador irresponsavel, quis tomar providencias de recorrer etc… procurei um outro, estou desesperada, pois a quantia para o meu padrao de vida é alto. Tem como eu reduzir as multas? Alguem pode me ajudar?

  16. Boa Tarde! Preciso de auxilio referente aos valores de restituição do meu IR. Meu contador fez a declaração e me entregou com um valor 4 x maior do que foi restituído. Porque ocorre essa diferenca entre o informado na declaração e o depósitado em minha conta.
    O valor que me foi restituido foi apenas 5% do total pago. Não sei o que fazer, já contava com esse dinheiro. Alguém pode me ajudar?

  17. Boa noite. Preciso fazer uma declaração retificadora 2009 (ano base 2008), mas quando entro no programa da receita (IRPF 2010) ele me dá apenas a opção de abrir a declaração de 2010 (ano base 2009). Não existe a opção de procurar um outro arquivo que não a declaração 2010. Também não consigo criar uma nova declaração no mesmo CPF. Solicito informar como fazer para fazer esta retificação. Grato

  18. Josirê Paiva escreveu:

    Boa Tarde
    Eu fiz a retificação corrigindo uma informação errada na minha declaração 2010, mas tento enviá-la e diz para eu instalar o programa mais recente, mas eu já instalei e não resolve. Pelo que ouvi isso também aconteceu com outras pessoas. O que está havendo?
    Como posso resolver isto para enviar a declaração retificada?

  19. VANILZA DE LEMOS escreveu:

    Boa tarde!!!
    Fiz minha retificação do IR de 2009/2010 e já entregue, tenho acesso ao CAC, esta em processamento, gostaria de saber qual o prazo p/receber minha restituição enviei no dia 08/01/2011.
    Desde já agradeço o retorno.
    Grata

  20. José Alves escreveu:

    Na minha declaração de 2008/2009 está com Pendencia, só que eu já fiz cinco retificações, quantas retificações ainda posso fazer? há um limite de retificações?

  21. milva gomes escreveu:

    naô consigo fazer a declaraçao anual pela internet podem me indicar onde procuro ajuda no centro de bh. trabalhei em um salaô no começo do ano de 2010 la todos os funcionarios saô cadastrados no mei sai de la 3 meses depois mas omeu endereço no mei e odeste salaô ja que moro em contagem e naô pago imposto como posso estar mudando isto? obrigado

  22. CLAUDETE ANDRADE escreveu:

    FIZ A DECLARAÇÃO DE 2010 E PAGUEI IMPOSTO, ESTOU NA MALHA FINA, FACE INFORMAÇÃO ERRADA DA EMPRESA QUE TRABALHO, ESTOU FAZENDO A RETIFICADORA E TENHO VALOR A RESTITUIR, MAS PRECISO SABER ONDE INFORMAR O VALOR PAGO A TITULO DE IMPOSTO DEVIDO

  23. posso retificar a Dirf que ja foi retificada?

  24. DEUSONIR DINIZ escreveu:

    Posso retificar a Dirf que já foi retificada?

  25. Silvio Dias escreveu:

    Fiz uma segunda retificação. Marquei retificadora e coloquei o nº da anteriormente enviada. Não consigo transmitir porque ao tentar recebo a informação de que minha declaração já está no banco de dados da Receita. No entanto estou tentando retificar a já enviada. Alguém sabe se estou fazendo algo errado e por isso não consigo transmitir?

  26. Silvio Dias escreveu:

    Só preciso da resposta que não vi

  27. Amanda escreveu:

    Amanda :
    acabei de enviar o imposto de renda ano base 2010, mas percebi que cometi uns erros na digitação, como escrevi meu nome errado e o nome do dependente, e o valor da pensão. Aí me falaram que eu tenho que fazer uma retificadora estou fazendo, mas constou que eu tenho imposto devido. será pq é retificadora?

    @Amanda

  28. Silvana Braz escreveu:

    Boa tarde! Mandei meus dados bancarios errados e nao consegui restificar. Meu IRPF consta na pagina da receita em processamento. Qdo esta nessa situação de processamento nao tem como fazer nenhuma alteração?
    Obrigada!

  29. Ildemar Luiz da Silva escreveu:

    fiz minha declaração mas tinha alguns erros, fiz a RETIFICADORA mas não estou conseguindo transmitir pois vem sempre a mensagens que devo INSTALAR uma nova versao da receitanet. o que fiz sem sucesso. O que faço.Obrigado

  30. Alessanddro Giarola escreveu:

    Boa Noite,
    Fiz a declaração retificadora, mas não estou conseguindo transmitir e toda vez que tento fazer a transmissão ocorre um erro e solicita que eu instale a nova versão do receita Java 2011, mas não consigo baixar.
    Solicito um retorno urgente,
    Att.,
    Alessandro Giarola

  31. Leandra Muniz escreveu:

    Bom Dia, recebi um comunicado da receita dizendo que minhas despesas medicas de 2008 estão num valor elevado. Percebi que houve erro ao digitar valores, mas já recebi a restituição. Agora, ao arrumar, pois foi digitado com um zero a mais, o valor que recebi foi maior do que tinha que receber. Ainda não enviei, como faço?

  32. Ana Claudia Gutierrez escreveu:

    Fiz minha declaração retificadora por conta do abono de férias. Imprimi e gravei, mas não consegui enviar para a Receitanet 2010, conforme orientações no site da receita. Instalei algumas vezes e tentei em 3 computadores diferentes e não vai.
    O imposto é do Ano Calendário 2007 – exercício 2008. O que devo fazer para conseguir restituir meu imposto?

  33. Dartanhan escreveu:

    Olá, boa tarde. Por favor, preciso de uma ajuda, eu esqueci de informar em minha declaração de 2007, a minha dependente, hoje ele está com problema no CPF dela devido a isso, como eu poderia arruamar a casa novamente depois de tanto tempo, tentei fazer uma declaração retificadora ,pois está dentro do 5 anos ainda, mas inflizmente via internet, estou tendo o erro do receitanet não conessegue conexão com os servidores da Receita, a declaração foi toda refeita, como posso solucioner esse problema, tenho como retificar essa declaração de 2007 ??

  34. Maria Célia Moreira Corrêa Neto escreveu:

    Fiz a declaração retificadora, mas não estou conseguindo transmitir e toda vez que tento fazer a transmissão ocorre um erro e solicita que eu instale a nova versão do receita Java 2011. Baixo a nova versão mesmo assim o erro continua. Baixei tb o Java versão mais atualizada. Não sei mais o que fazer
    Solicito um retorno urgente,

  35. Maria Célia Moreira Corrêa Neto escreveu:

    Houve erro na minha declaração por parte da fonte pagadora, que informou errado meus rendimentos. Tentei fazer a retificação, só que não consigo transmití-la, pois sempre aparece uma mensagem pedindo pra baixar uma nova versão. Já tentei várias vezes e não consigo. Afinal, não seria a fonte pagadora responsável pra sanar esse erro? Me oriente pr favor. Obrigada.

  36. VALDOMIRO RAIMUNDO escreveu:

    Boa noite!
    A minha declaração de imposto de renda do ano anterior, encontra-se com pendência, e só descobri agora, estou em dúvida se devo fazer a retificadora antes da declaração atual, ou se faço depois, se uso o mesmo programa ou tenho que baixar o programa anterior.
    Muito obrigado, fico aguardando suasorientações

  37. LUIZ CARLOS escreveu:

    BOM DIA,
    NÃO ESTOU CONSEGUINDO TRANSMITIR A MINHA DIRPF / 2012. JÁ FIZ VÁRIAS TENTATIVAS ALÉM DE TENTAR CONSEGUIR TAMBÉM ALGUMA INFORMAÇÃO NO SITE DA RFB. O MEU SISTEMA OPERACIONAL É O WINDOWS 7 E A MINHA CONEXÃO DA INTERNET É GRATUITA ATRAVÉS DE UMA REDE INSTALADA PARA USUÁRIOS PELA PREFEITURA DA CIDADE DE MARICÁ / RJ. EM TODAS AS TENTATIVA APARECE UMA MENSAGEM DE ERRO DE CONEXÃO EM NÃO TER CONSEGUIDO A TRANSMISSÃO POR ALGUM PROBLEMA NO SERVIDOR DE ACESSO.
    GRATO PELO RETORNO

  38. ALFINA VENSON CASAGRANDE escreveu:

    Constatei erros na minha declaração 2012 já enviada, fiz a correção e não consigo reenviar, assinalei como retificadora e mesmo assim diz já existe uma declaração enviada naquele CPF. O que devo fazer?

  39. Augusto escreveu:

    Oi Alfina, que recibo vc esta informando? deve informar o recibo do primeiro enviado em 2012 e não o de 2011

  40. vivaldo j r mota escreveu:

    @ALFINA VENSON CASAGRANDE
    todo ano faço a declaraçao de pessoa juridica inativa desde 1990
    este ano ao declarar no prazo certo, holve um comunicado de que esta declaração foi entregue fora do prazo e gerou uma multa de r$200,00,
    fui até a receita federal e a atendente me disse que a data da declaração esta errada porem não soube me diser como concertar isso. alguem pode me ajudar?

  41. DARCI PINTO DOS SANTOS escreveu:

    Houve erro na minha declaração de 2011. Tentei fazer a retificação, só que não consigo , pois sempre aparece uma mensagem pedindo pra baixar uma nova versão. Já tentei várias vezes e não consigo. Me oriente pr favor. Obrigada.

  42. Estou passando pelo mesmo problema que a Maria Célia Moreira, faço minha retificadora, tento enviar e falar que tenho que baixar o programa atualizado, mas já fiz isso. O que devo fazer ? Meu email: willian.ferreira@me.com.

    Obrigado!!!

  43. Maria Angélica Barbosa escreveu:

    A pessoa declara indevidamente recebimento de pagamento em 2011, que era para ser declarado em 2012. Ela tem imposto a ser pago e faz o pagamento. É certo que fará a retificação, mas como receber o dinheiro pago de volta?

  44. BRINALGIO GRILONGUES escreveu:

    fis a declaração de ir 2012, porem esqueci de incluir uma despesa operacional, como ja havia transmitido para a receitanet tentei fazer uma retificadora mas qd transmito aparece uma mensagem de que a declaração ja foi transmitida e nao gera uma outra , ou seja a modificação nao esta procesando porque ,
    OBS:Ex fis a declaração dia 12/04/2012 e tentei enviar uam retificadora no outro dia dia 13 só que da a mensagem de q ja foi transmitida pq e qd vc erra como e q muda dentro do prazo

  45. marcio rodrigues pereira escreveu:

    tentei enviar minha declaração de irpf e não consigo, pois da sequinte mensagem (já existe declaração original para este c.p.f.), o que de devo fazer?

  46. Erick Flosi escreveu:

    Ola, boa noite. Fiz a declaracao e paguei 1600. Nao havia lancado pagamentos com istrucao para deduzir da base de calculo. Fiz portanto a declaracao retificadora. dessa forma o valor devido sao 600 reais. Como ja paguei, a receita me deve 1000 reias. O problema eh que quando retransmiti eles nao pedem numero da conta e nada… e nao sei quando e como terei este dinheiro pago indevidamente de volta… Podem me ajudar? Muito obrigado, Erick Flosi

  47. Me chamo Marcio de Souza, e estou com um problema: Preciso imprimir uma declaração 2009/2010 e uma 2008/2009 e minha impressora não imprime, somente imprime o Recibo de Entrega. E na época imprimia normal; Ja atualizei o programa e continua imprimindo somente o recibo. Minha impressora é HP desk jet D1660 Obrigado pela ajuda

  48. Na minha declaração de IRF-2013 verifiquei que era mais vantajoso o modelo simplificado, mas na hora de enviar mandei o modelo completo. A diferença entre simplificado e completo gira em torno de R$ 900,00. Agora recebi somente R$ 130,00, tenho como recorrer? E receber a restituição da diferença?

  49. bastante esclarecedora

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)