Preenchimento automático do IR pela Receita Federal

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





Com dados cada vez mais entrelaçados e o acesso da população à informatização de antigos procedimentos, a Receita Federal poderá, em breve, fazer com que os contribuintes do imposto de renda Pessoa Física (IRPF) mal precisem preencher o extenso e complexo formulário. A primeira iniciativa foi tomada, pois no próximo ano não serão mais aceitos os tradicionais papéis preenchidos à mão.

Em reportagem propagada pelo portal de notícias G1, Marcos Vinicius Neder, subsecretário de fiscalização da RF, acredita que a declaração do IR poderá ser entregue pelo contribuinte sem que esse necessite preencher informações, ficando como obrigação, somente, a simples conferência.

Para Neder, essa realidade já faz parte da Espanha, por exemplo, na qual o cidadão só altera um ou outro campo ou, então, imprime e devolve a declaração ao órgão competente daquele país.

Portanto, o papel desempenhado pela rede mundial de computadores nunca será tão comemorado quando isso acontecer. Claro, ainda há muitos aspectos a se avaliar, mas em um contexto generalizado, parece até boa idéia, embora a informalidade possa atrapalhar os planos da Receita.

Clique aqui e confira outras informações.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. adriana cristina moreira trajano escreveu:

    por favor sou socia de uma micro -empresa sem atividades necessito fazer declaracao

  2. walter silvio inacio escreveu:

    Eu gostariam de declarar.

  3. walter silvio inacio escreveu:

    passe-me o formulario?

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)