Perdeu o Prazo para entregar o IR? Veja o que fazer

Atenção contribuinte, terminou nesta sexta-feira o prazo para entregar a declaração de imposto de renda, referente ano de 2009. Os contribuintes que deixaram de entregar o documento dentro do  prazo estipulado, terão que pagar multa de R$165,74 ou 1% ao mês sobre o imposto devido, podendo chegar a 20% do valor do imposto. Para evitar multas maiores, o ideal é que o contribuinte entregue o quanto antes a sua declaração.

Para os contribuintes que tenham restituição a receber, o valor da multa será descontado na entrega da restituição. 

A entrega da declaração após o prazo deve ser da mesma forma que deveria ser entregue até o dia 30 de abril, através do sistema pela internet ou disquete, porém o contribuinte deverá informar o valor da multa a ser paga 

No último de dia de prazo dado pela Receita Federal, muitos contribuintes não entregaram a sua declaração. Caso tenha entregue a declaração com algum dado faltante, poderá fazer a retificação, só não é permitida a alteração do modelo de dedução entregue. 

O contribuinte que não entregar a sua declaração por dois anos consecutivos terá o seu CPF suspenso pela Receita Federal.

Por Elizabeth Preático

Postar Comentário