Imposto de Renda 2011 (IRPF) – Documentos e Comprovantes para Declaração

Passada a entrega do imposto de renda 2010, você já pode começar a se organizar para o imposto de renda do ano que vem. Isto para evitar a correria na entrega da declaração.

Neste ano das 24,5 milhões de declarações entregues à Receita, 3,5 milhões foram enviadas no último dia do prazo.

Para 2011, você já pode guardar: comprovantes de rendimentos (registros de salários recebidos, honorários, alugueis), gastos com escola (boletos de instituições de ensino e cursos de especializações), despesas com planos de saúde (considera-se também despesas com médicos de qualquer espacialidade, exames médicos), aplicações financeiras, pagamentos a empregados domésticos e documentos de aquisições de bens, como carros e imóveis.

O ideal é que estes documentos fiquem guardados até 6 anos, após a entrega da declaração. Não é necessário guardar comprovantes de pagamentos dos cartões de débito e crédito. Recomenda-se arquivar em uma pasta, separado por mês ou por tipo de despesa. Se possível, realize planilhas com os registros financeiros mensais. Isso também te ajudará muito na próxima declaração.

Fonte IG

Por Fernanda Peixoto

9 respostas para "Imposto de Renda 2011 (IRPF) – Documentos e Comprovantes para Declaração"

  1. David Pinto dos santos · Editar

    Voltamos,por gentileza peço ajuda se há possibilidade de eu enviar um curriculo da minha filha está precisando de trabalhar ela já completou o ensino mèdio e tem alguns outros cursos,por favor me ajude neste particular;minha filha e eu seremos muitíssimo agradecidos. informe pelo meu e-mail quail a possibilidade e como devo proceder a este respeito. Obrigado.

  2. David Pinto dos santos · Editar

    Olá bom dia,eu tenho as minhas dúvidas em relação quem tem de declarar e quem não tem;por exemplo: qual o valor do rendimento mensal que obriga o contribuinte a declarar imposto de renda ?. Estava alguns anos fora do mercado de trabalho com carteira assinada,recomecei agora no mês de Maio e o meu salário não chega à R$ 2000,00(dois mil reais)tenho que declarar imposto de renda.? por favor informar pelo meu e-mail. Desde já sou agradecido.

  3. Confúcio José Andrade Aires · Editar

    Bom Dia! sou comissionado e ganhava em torno de 800,00 mensais e a partir de junho fui promovido e passei a ganhar em media 3.800,00 brutos. a partir de quando vou ter que declarar IR? que tipos de documentos e notas preciso quardar para a declaração? que tipos de recibo?

  4. Boa tarde, valores de imóveis já declarados anteriormente e que tiveram uma valorização de mercado como devem ser declarados?

  5. tenho uma despesa medica anual com minha mãe…porem ela não é minha dependente …como faço para declarar esta despesa?

  6. Boa noite!
    Minha esposa é resgistrada em uma empresa de distribuição de bebidas e é comicionista pura, como decraro a renda dela?
    Obrigado.

Postar Comentário