Novo documento de identidade RG começa a ser distribuído pelo Brasil

A tão aguardada nova carteira de identidade brasileira começa a ser distribuída a partir da semana do dia 21 janeiro em algumas cidades do país. Assim como as cédulas de reais e o passaporte, as alterações no documento estão sendo aplicadas no intuito de garantir maior segurança, reduzindo o risco de ser falsificado, além de facilitar a vida dos cidadãos que poderão carregar todas as informações em um documento só.

As mudanças começam pelo nome, que deixa de ser apenas o RG – Registro Geral – para se chamar Registro de Identidade Civil. Entre outras alterações, o novo documento irá agregar informações de outras inscrições, como o número do CPF, o título de eleitor, entre outros.

A impressão digital do usuário é outro elemento que foi deixado de lado nesse novo formato: ao invés do carimbo, o documento conterá um chip – que poderá ser atualizado com novas informações à medida em que surgirem outros dados.

Para o cidadão brasileiro, todas essas medidas de segurança poderão evitar duplicidade, confusões em cadastros com pessoas homônimas e praticidade nas ações em que é necessária a confirmação da identidade.

Inicialmente a nova carteira de identidade será implantada nas capitais Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, seguindo o projeto piloto para outras quatro cidades do interior de Goiás, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Norte.

Por Vivian Fiorio

Uma resposta para "Novo documento de identidade RG começa a ser distribuído pelo Brasil"

  1. Bom dia,

    a infromação de vocês pode gerar confusão e fazer com que todos corram para fazer a nova carteira.
    Ela não esta disponivel nestas cidades selecionadas.
    O governo selecionaou um numero X de brasielrios nestas cidades selecionadas para em fase de TESTE fazer e usar a nova carteira.
    Sendo assim ela não esta disponivel para todos de BRasilia.
    abraços

Postar Comentário