IRPF 2011 – Novas regras para rendimentos acumulados

Publicada no Diário Oficial da União do último dia 08 de fevereiro a instrução normativa que regulamenta o que será preciso observar quando a Receita Federal proceder à apuração do “Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) incidente sobre os rendimentos recebidos acumuladamente (RRA)”.

A partir de agora, todos os rendimentos recebidos de forma acumulada em 2010, mas relacionados a anos anteriores serão tributados exclusivamente na fonte, no referido mês de crédito ou de pagamento. Isso será observado quando forem apurados rendimentos como os de aposentadoria, de pensão, ou rendimentos do trabalho.

Esses tributos deverão ser retidos pela pessoa física ou jurídica ou a instituição financeira obrigada ao pagamento, a ser calculado sobre o montante dos rendimentos pagos a partir de uma tabela específica, disponível no site citado acima.

Por Alberto Vicente

Uma resposta para "IRPF 2011 – Novas regras para rendimentos acumulados"

  1. Amigos. Até agora não vi minha pergunta. Vou repetir. Recebi 400 mil de Precatório. A CEF descontou 3% de IR na fonte; 11% do PSS e paguei 10% de advogado.Quanto vou pagar de IR em minha Declaração de Ajuste até 04/2011. Espesiiquem os cáluclos. Grato. Cel 81.99773114

Postar Comentário