Deduções Médicas no Imposto de Renda 2011

Alguns detalhes sobre as deduções médicas do imposto de renda 2011 são importantes na hora de se fazer a declaração: cuidado com exames dedutíveis, o exame de DNA não tem efeitos tributários e não é dedutível, bem como o moderno serviço de coleta de cordão umbilical, muito utilizado hoje para fins médicos futuros.

Os gastos com óculos e lentes de contato (bem como aparelhos auditivos), também não são dedutíveis, com exceção da lente de contato intra-ocular comprovada na conta do profissional médico.

Mas o serviço daqueles profissionais que, normalmente, autam em sistema hospitalar (assistentes sociais, massagistas e enfermeiros) podem ser deduzidos do Imposto de Renda, mas na condição que o serviço prestado tenha ocorrido por motivo de internação do paciente contribuinte (ou dependente), devidamente comprovado na conta dos hospitais que lhe assistiram.

Por Silvia Fonseca

3 respostas para "Deduções Médicas no Imposto de Renda 2011"

  1. Tenho a seguinte dúvida: – pago um plano de saúde e minha empresa me reembolsa no valor do meu salario (ou seja, me reembolsa como se fosse salário), o que fica configurado como Rendimento Tributável. Portanto, sobre este valor de “reembolso” é tributado IR. Posso informar o valor gasto por mim com o plano de saúde como despesas Médicas e assim abater da Base de calculo do ajuste anual???

  2. Waldemar de Oliveira · Editar

    Prezados Senhores.

    Gostaria de saber o seguinte sobre isenção de IR por molestia grave.

    Minha mãe é portadora de cancer e tem rendimentos de aluguel de imóves, ela é isenta do IR por causa da doença? Ou sómente rendimentos de aposentadoria e pensão é contemplado pela isenção?

    Grato

Postar Comentário