Dicas para a Declaração do Imposto de Renda 2011

O ano mal começou e o brasileiro acabou de pagar as despesas típicas desta época, como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares. Agora o contribuinte precisa se preparar para a declaração do Imposto de Renda, que deve ser entregue até o dia 30 de abril. Especialistas recomendam de que o contribuinte já separe toda a documentação necessária para o preenchimento da declaração, antes mesmo da divulgação das instruções da Receita Federal.

Para quem fez a declaração do IR no ano passado, a tarefa fica mais fácil, pois o contribuinte pode conferir se a sua lista de bens enviada teve alguma mudança neste ano. No caso dos contribuintes de primeira viagem, seguem algumas dicas:

Procure seus dados e documentos sobre bens e dívidas do ano de 2010;

As despesas que são deduzidas do IR, como planos de saúde, previdência privada e educação devem ser declaradas, assim como a venda de bens e ganhos de capital.

Não deixe de relacionar as seguintes despesas na sua declaração:  gastos com dependentes, hospitais, pensão alimentícia, pagamento de profissionais liberais, como engenheiros e advogados, dentistas, médicos, previdência privada, arrendamento rural, aluguéis, escolas e faculdades. Todos esses valores podem ser deduzidos do IR, e a mordida do leão pode sair um pouco mais suave.

Por Selma Isis

7 respostas para "Dicas para a Declaração do Imposto de Renda 2011"

  1. Gostaria de tirar uma dúvida: recebi parte de meus rendimentos em 2010 através de uma cooperativa. Eles disponibilizaram o resumo de rendimentos somente pelo site da cooperativa, mas não no formato usual, em papel com timbre e o nome do responsável. Como nunca havia recebido por cooperativa, fiquei na dúvida se estes rendimentos são lançados como rendimentos trib recebidos de PJ ou se os lanço em outro item, porque além deste rendimento tive rendimentos por CLT e como sócio de PJ.
    Grato

  2. Pago pensão alimentícia (judicialmente), para 3 filhos (2 possuem CPF a outra não), a pensão é depositado direto na conta na mãe, no contracheque vem o CPF da mesma, Como devo proceder para declarar esta pensão. na declaração de imposto de renda 2011. coloco todo o valor no CPF da Mãe ou divido entre os filhos?

    Grato

    Eduardo

  3. Quitei meu apartamento em 2009. Na declaração passada mandei essa informação com o valor do imóvel.
    Em janeiro de 2010 eu vendi este apartamento por um valor superior ao informado na declaração anterior e em abril comprei um novo apartamento onde utilizei todo esse dinheiro na entrada e o restante foi financiado pela Caixa.
    Como devo proceder com o lançamento dessa transação?

    Carlos Magno

  4. Minha esposa é professora da rede Estadual. Sou aposentado. Ela sempre segurou a faculdade do nosso filho, que faz Medicina Veterinária em Campo Grande-MS, na UCDB. Esse universitário está com 28 anos, na declaração de 2011 quando foi digitado o valor gasto para com este dependente, não foi aceito, porque tem mais de 24 anos. Moral da história, vai ter que pagar IR porque o rendimento anual dela, ultrapassa os 50.000,00. Não pudemos gozar desta despesa. Porquê?

  5. Gostaria de saber sobre pensão:
    – O alimentado é o nome da pessoa a quem é paga a pensão?
    – os filhos que estão com a pessoa que recebe a pensão podem ser colocados como dependentes?

  6. Ganhei um auto movel em um sorteio, nunca fiz declaração pois sou insento devido meu salário ser baixo.
    Gostaria de saber se devo fazer declaração este ano,devido ao ganho deste aotomóvel, e quais são os procedimentos.

Postar Comentário