Receita Federal – Esclarecimentos sobre irregularidades ocorridas em 2008

Conforme divulgado no site da Receita, na última terça-feira, dia 15, o Coordenador-Geral de Fiscalização do órgão, Antonio Zomer, concedeu uma coletiva de imprensa para explicitar as principais irregularidades ocorridas em declarações do ano de  2008, com a finalidade de delimitar e coibir tais desvios. Zomer ressaltou que "essa operação é feita para sensibilizar os contribuintes neste momento em que está sendo feita a declaração de 2011, cujo prazo ainda não terminou”.

Segundo o coordenador, metade das declarações analisadas apresentou uma fraude recorrente, que é a omissão de rendimentos, principalmente no cruzamento dos dados de profissionais da área de saúde. Ele alerta que o contribuinte precisa ficar atento ao verificar quais foram as suas fontes de rendimentos, já que a Receita recebe dados das próprias empresas pagadoras.

Outra falta considerada grave é o recebimento de remunerações ou gratificações que são camufladas como se fossem relacionadas à previdência privada. Além disso, há fraudes detectadas em recebimentos de empresas estrangeiras e recebimentos oriundos de ações judiciais, bem como ocorrem distorções nas informações fiscais relacionadas a ganhos auferidos através da comercialização de imóveis com vistas à aquisição de imóveis mais caros.

Por Alberto Vicente

2 respostas para "Receita Federal – Esclarecimentos sobre irregularidades ocorridas em 2008"

  1. Lucy Martins de França · Editar

    Estou indignada com as multas que vieram para mim nesta semana. Sou funcionária pública, contribuinte direta de folha de pagamento, tenho empréstimos no Banco do Brasil, tenho financiamento de carro, estou divorciada, educo dois filhos, não tenho pensão e o Governo ainda manda uma multa de R$20.000,00 acumulado de dois anos para eu pagar. Como vou pagar isso? Sou professora de rede pública, cheia de dívidas.Vou ficar sem salário para saldar essa dívida? O que mais me adimira é que se colocasse o mesmo valor na Poupança não teria a mesma rentabilidade. Agora sei que faltou informação, mas nem foi tanto desconto assim, ainda paguei carnê!!!

Postar Comentário