Como declarar ganhos extras no Imposto de Renda

Há ganhos extras que recebemos e que não sabemos se devem ser declarados no imposto de renda ou não. Por exemplo, se você ficou desempregado no ano passado e recebeu o seguro desemprego, ele deve ser declarado, porém, na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, assim como se você precisou retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. As férias também são isentas e não tributáveis.

Por outro lado, o 13º salário é considerado rendimento tributável exclusivamente na fonte e, por isso, deve constar na ficha de rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva. Quando o empregado recebe o informe dos rendimentos do empregador, que é obrigado a emitir-lo, há uma linha própria para o ganho do 13º.

Se o contribuinte recebeu 14º, 15º salários ou algum bônus, o extra é de natureza tributável. Portanto, esses valores devem ser declarados como rendimentos tributáveis, mas normalmente eles já estão incluídos nesses rendimentos. 

Por Flávia Yoshitani

2 respostas para "Como declarar ganhos extras no Imposto de Renda"

  1. Como devo declarar os valores recebidos como serviços prestados terceirizados ou por atendimento particular, já que sou médico veterinário e não recolhi sobre tais ganhos o ISS, pois recolho sobre meu salário de professor universitário, mas também atendo em domicílio com acupuntura veterinária. Como declarar estes serviços prestados e não recolhidos no ISS?
    Abraços…

  2. com rendimento de 19000,00r$ por ano, eu tenho que declarar o imposto de renda? Quando tenho algo a declarar é descontado na fonte. Mesmo assim tenho que declarar:

Postar Comentário