Declaração do IRPF – Liberação do Contribuinte com uma Fonte Renda em 2014

A Receita Federal está buscando simplificar a declaração do Imposto de Renda. Pelo menos é o que diz um anúncio feito nesse final de semana pela Agência Brasil.

Foi divulgado um projeto do Fisco que tentará flexibilizar a forma como os dados são enviados para a Receita anualmente.

Espera-se que a partir de 2014 uma série de medidas sejam tomadas para que contribuintes do tipo Pessoa Física (que possuam somente uma fonte de renda e optam pelo modo simplificado de declaração do imposto) não tenham que entregar a declaração ao governo.

A Receita pegaria do trabalhador a responsabilidade de enviar as informações sobre seus rendimentos. Assim, em 2014, quando o trabalhador fosse declarar o dinheiro recebido em 2013, a Receita Federal já terá feito esse serviço. Ao trabalhador caberia apenas a tarefa de dizer se os dados estão ou não corretos.

Entretanto, o projeto desconsidera os contribuintes que possuem mais de uma fonte de renda ou que precisam declarar dados extras, como os gastos com saúde e educação, os quais a Receita não disponibilizará recursos para prevê-los. Provavelmente, nada mudará para essa parcela da sociedade. Além disso, não estão previstas quaisquer mudanças na carga tributária.

 

Por Johnatha Felix

Postar Comentário