IRPF 2011 – Liberação do último lote do ano

Está finalizado o processo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF do ano de 2011. De acordo com Refeita Federal os dados enviados ao órgão já estão em finalização de análise. Portanto, não é mais possível realizar retificações para entrar no próximo lote do dia 15 de dezembro.

No caso de contribuintes que por algum motivo não ficaram dentro do lote referente ao mês de dezembro, será necessário aguardar até janeiro de 2012. Pois, será quando a Receita deverá liberar o envio das primeiras declarações do tributo do ano. Vale salientar, que no caso do contribuinte que está na malha fina e não entrou no lote de dezembro, deverá ser feita a retificação da declaração sem que seja necessário esperar a convocação do Leão ou a liberação do próximo lote em janeiro de 2012. Pois, a demora acarretará juros sob a declaração retida.

Nem sempre é necessário comparecer a uma das unidades de atendimento da Receita Federal. Grande parte dos casos de pendências é possível resolver através do Centro Virtual de Atendimento do órgão, disponível na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), assim através da realização de um cadastro o contribuinte pode verificar informações, como por exemplo, o tipo de pendência e o extrato referente à declaração.

Para os contribuintes que conseguiram entrar último lote do ano, o do dia 15 de dezembro, o pagamento da restituição será realizado na quinta-feira (15).

Por Aline Gomes

Postar Comentário