Bancos podem enviar Informações sobre Rendimentos por E-mail

O Brasil passa definitivamente por uma fase de digitalização de todos os seus processos. A caminho disso também estão agora os bancos.

Uma nova instrução Normativa publicada ontem (12/01/2012) no Diário Oficial da União autoriza os bancos a informar os rendimentos dos clientes por email, ou seja, enviar a declaração de rendimentos para que o cliente possa declarar o Imposto de Renda. Há também as opções de caixa postal e internet banking. A opção de envio por papel não será mais utilizada.

Segundo Gildo Freire de Araújo, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC-SP, o principal objetivo da medida é facilitar a vida dos correntistas na declaração do IR.

No caso de contas conjuntas, as informações serão enviadas para o primeiro titular da conta, exceto nos casos em que houver uma declaração no nome dos dois.

Araújo também complementa dizendo que o objetivo da Receita Federal é acabar com a papelada e investir num sistema avançado online para simplificar a fiscalização, reduzir custos e facilitar o cumprimento das obrigações.

O período de envio da declaração de IR 2011 deve se iniciar no dia 01/03/2012, tendo a internet como única forma de envio.

Por Natali Alencar

Uma resposta para "Bancos podem enviar Informações sobre Rendimentos por E-mail"

  1. Os bancos estão desenformados sobre o envio de e-mail com a movimentação bancária do declarante, a funcionária ainda achou que isso pode ser golpe de estelionatários.

Postar Comentário