Imposto de Renda 2012 – Informações e Dicas

O imposto de renda da Pessoa Física nada mais é do que um tributo onde cada pessoa é obrigada a deduzir uma porcentagem de sua renda média anual para o Governo Federal. No Brasil, ele é cobrado mensalmente e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração anual de quanto deve.

Este ano, a entrega da Declaração de Ajuste Anual acontece entre março e abril. A multa para quem não entregá-la é de no mínimo R$ 164,74, mas pode chegar a 20% do imposto realmente devido.

Ainda falta um mês para a prestação de contas, mas aqui vão algumas dicas para facilitar e adiantar o trabalho, pois assim fica mais fácil para descobrir se a algo importante faltando.

Organização é essencial. Gastos com saúde, educação, doação, pensão alimentícia, entre outros, são despesas indispensáveis do imposto de renda e partindo do princípio de que a maior parte deles são gastos mensais, uma dica muito importante é separar todos os recibos por mês e categoria.

Exija os Informes de Rendimentos. Nesses documentos constam as suas fontes pagadoras, ou seja, resumem o que foi pago a você.

Fique de olho na atualização da tabela. A nova tabela de cálculo para o imposto de renda foi reajustada desde 1º de janeiro para 4,5%, mas essa tabela só será utilizada em 2013, para a declaração do imposto desse ano.

Por Thiago Polido.

Postar Comentário