IR 2012 – Modificações nas regras de dedução de doações

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





A Receita Federal divulgou as modificações referentes às regras de dedução de doações do imposto de renda 2012. A mudança é com relação ao prazo da dedução referente os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em 2011 o contribuinte contava com um tempo determinado para deduzir as doações realizadas até o final do ano, com as mudanças, as doações realizadas entre o período de 1º de janeiro até o dia 30 de abril também poderão ser contabilizadas.

Esse era um dos pontos defendido há algum tempo pelo Sindicato Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento de São Paulo. Segundo o presidente da entidade, José Maria Chapina Alcazar, a nova medida permitirá que os interessados em fazer doações possam escolher um momento mais propício para realizá-las, pois antes do fechamento do ano algumas companhias ainda não sabem informar o seu lucro real, ficando impossível saber exatamente qual valor deverá ser pago.

É importante ficar atento ao prazo para realizar a Declaração do Imposto de Renda, que nesse ano deverá ser entregue juntamente com a certificação digital. O prazo será de 1º de março até 30 de abril, e a Receita Federal afirmou que não será prorrogado. O programa da receita para o preenchimento do imposto de renda estará disponível a partir do dia 24 de fevereiro.

Por Joyce Silva


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Rosmeri escreveu:

    minha mãe recebeu uma herança de 100.000,00 ela é aposentada e recebe salário mínimo nunca fez declaração agora deve fazer elka tem 79 anos.

  2. Wilson de Souza Bezerra escreveu:

    Necessito declarar recebimento de aluguel, de pessoa física. Em que campo deve ser feita a declaração? Não encontro em lugar nenhum explicação para fazê-lo.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)