Imposto de Renda 2012 – Envio de Documentos pela Internet

A Receita Federal disponibilizou para os contribuintes um aplicativo que permite o envio de documentos pela internet, os documentos poderão ser anexados no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Através da ferramenta, o Fisco permitirá que o contribuinte envie também impugnações. O limite máximo suportado pelo aplicativo é de 14 arquivos, que precisam ser no formato PDF e ter no máximo 15MB (caso o documento seja maior, ele deve ser enviado sozinho).

Devido à automatização do processo, o comprovante de envio desses documentos passa a ser automático, dessa forma o contribuinte não precisará mais dos antigos protocolos que serviam de prova do processo.

Todos os arquivos enviados passarão pela análise do servidor, e caso sejam aprovados, serão automaticamente anexados ao processo, sendo que o andamento de todos os pedidos poderá ser visualizado em tempo real no próprio site.

Vale lembrar que por enquanto o envio de documentos via internet só poderá ser feito por pessoa física ou jurídica com certificação digital. O Certificado Digital é usado como ferramenta de identificação da empresa, o documento permite que transações sejam realizadas com a Receita pela internet.

Por Joyce Silva

Postar Comentário