Declaração do IRPF 2012 – Informações

Sem dúvidas você já deve estar se organizando para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano, que deve ser entregue até o dia 30 de abril, referente ao exercício fiscal de 2011. Segundo a Receita Federal, a expectativa é de que 25 milhões de declarações sejam feitas e entregues.

O imposto de renda é um tributo federal que deve ser declarado pelos contribuintes que estão entre várias regras da Receita Federal, tais como recebimento de rendimentos superior a um determinado valor, realização de operações em bolsas de valores, condição de residente no Brasil em qualquer mês desde 31 de dezembro de 2011, entre outros fatores que precisa saber.

Para fazer uma declaração sem preocupações e de maneira rápida, o ideal é começar a se preparar um ano antes, reunindo todos os documentos que forem necessários para a ação. Dessa forma, evita-se o transtorno e, quando iniciar o prazo, tudo será feito com tranquilidade.

Muitos brasileiros deixam esta obrigação para a última hora, causando lentidão no processo e correndo o risco de esgotar o tempo. A não declaração do seu IRPF no prazo atribuído, implica em uma multa mínima de R$ 165,74, acumulando em 1% a cada mês, sendo o valor máximo da multa de 20% do imposto devido.

Se você não sabe como fazer, entre no site da Receita Federal, baixe os programas para preenchimento das informações e envie a sua declaração. 

Por Anne A. Matioli Dias

4 respostas para "Declaração do IRPF 2012 – Informações"

  1. Bom dia!!

    Estou com uma dúvida… Caso o contribuinte seja isento (ou seja, não se enquadre em nenhum dos casos que torna obrigatória a declaração, e não teve imposto de renda retido na fonte em 2011) necessita apresentar a declaração?

    Antigamente havia a DAI, que servia para regularizar o CPF, mas ela deixou de ser necessária em 2008. Atualmente é preciso realizar algum procedimento?

    Obrigada!

  2. Nao e um comentario e sim uma solicitaçao de ajuda para exclarecer uma duvida.
    Sou aposentado no Brasil tenho setenta e dois anos e moro atualmente nos E.U.A..Para evitar futuros problemas com a Receita Federal do Brasil gostaria de saber como proceder com relaçao as declaraçoes mesmo porque ouço falar que quem tem mais de setenta anos nao e OBRIGADO a fazer declaraçoes.Tem procedençia esta informaçao?

    Att.

    Roberto

  3. Boa tarde

    Estou desempregado e contribuo para o INSS como facultativo.Gostaria de saber como declarar o valor deste INSS?

    Obrigado

  4. Cristovao Roberto · Editar

    Não estou conseguindo enviar declaração retificadora da declaracao deste ano. Quando marcado declaração retificadora não aparece onde colocar o ultimo recibo deste ano; só o do ano passado e ao gravar o programa não aceita. Qual é a dica?

Postar Comentário