IRPF 2012 – 15 milhões de declarações faltam ser entregues

Segundo dados da Receita Federal, até as 16h de segunda-feira (16/04), tinham sido entregues 9,83 milhões de declarações do Imposto de Renda, ano-base 2011. Com este resultado, ainda faltam ser entregues cerca de 15 milhões de declarações à Receita Federal. O prazo para a entrega do documento termina em 30 de abril.

Depois do prazo, é possível enviar a declaração do Imposto de Renda, mas é cobrada uma multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido. O documento pode ser feito diretamente pela internet, pela página da Receita. Além disso, a declaração também pode ser enviada pela internet ou entregue em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Uma das vantagens de quem entrega a declaração mais cedo é receber antes a restituição. Como o valor a ser devolvido é dividido em lotes, privilegiam-se pessoas idosas. Já quem não tem pressa pode optar por entregar a declaração mais próximo do fim do prazo, para receber o valor quase no final do ano.

Assim que os lotes começarem a ser liberados, a previsão é que as consultas sejam feitas sempre próximo ao dia 8 e a liberação dos valores acontece nos dias 15.

Por Matheus Camargo

Fonte: Receita Federal

Postar Comentário