IRPF – Consulta aos lotes residuais de 2008 a 2012

A Secretaria da Receita Federal abriu as consultas do lote residual do Imposto de Renda de Pessoa Física (exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008). Esse lote é referente aos contribuintes que foram pegos pela malha fina, mas que tiveram a situação fiscal regularizada dentro do prazo.

As consultas podem ser realizadas por telefone no número 146 ou no site oficial da Receita Federal, que foi todo reformulado para que os contribuintes possam realizar as consultas através de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Segundo a Receita Federal, a restituição será paga no dia 15 de janeiro para mais de 100 mil contribuintes em um total de R$ 198 milhões.

Para sair da malha fina, o contribuinte pode fazer correções nas Declarações de imposto de renda dos anos anteriores e criar uma declaração retificadora. Esse processo também serve para quem deseja conferir se houve irregularidade na cobrança do imposto de renda. Para isso basta acessar o extrato no portal da Receita Federal.

Os contribuintes que estão na malha fina e com a declaração correta podem ter sua situação regularizada quando o Fisco solicitar a documentação comprobatória.

Por Jéssica Posenato

Uma resposta para "IRPF – Consulta aos lotes residuais de 2008 a 2012"

Postar Comentário