Fim do horário de verão afeta os investimentos na Bolsa de Valores

Com o fim horário de verão, há analistas que acreditam existir vantagem a quem investe na Bovespa. Isso se deve ao levar em conta o delay existente entre o mercado de ações no Brasil e os principais mercados nos Estados Unidos. A diferença entre as modalidades acontece em tempo menor do que 1h, durante a mudança da hora de verão.

De forma usual, enquanto o mercado de ações no Brasil abre às 10h, de forma prática as bolsas de valores, na terra do tio Sam, estão abertas às 11h30, ou seja, 1h30 de diferença. Com o delay, no momento de mudar a hora por causa do horário de verão, o prazo fica em apenas trinta minutos.

Não se pode ignorar o fato de que a partir de 9 de março o horário de verão chega aos EUA, momento no qual as bolsas nacional e norte-americana também devem ter atraso de apenas trinta minutos para a abertura.

Há especialistas que encaram menor prazo à abertura como fato positivo, caso de Eduardo Machado, analista chefe da Amaril Franklin. O economista afirmou em entrevista a Info Money que o horário de verão diminui o delay entre o início da abertura e a chegada dos estrangeiros em terras nacionais. Nos termos práticos, com o grande atraso que acontece de forma usual, investidores brasileiros perdem tempo.

Machado indica que não se trata apenas de volatilidade. Vale ressaltar também a presença de negócios que se atrelam com as bolsas de valores norte-americanas e precisam esperar por prazo de quase 2h para serem efetivados. O especialista ainda afirma que o atraso usual (sem o horário de verão) traz danos incomensuráveis aos investimentos nacionais.

No começo de 2014 aconteceu exemplo prático que converge com a tese de Machado. Os movimentos das primeiras horas da BM&F Bovespa, principal índice de ações no Brasil, começam a se modificar conforme acontece a proximidade com o horário de abertura das bolsas de valores norte-americanas. O fenômeno traz danos para a estratégia dos investidores brasileiros.

Por Renato Duarte Plantier

Postar Comentário