Dicas sobre o Imposto de Renda 2014

Quem tem dúvidas sobre o IR (Imposto de Renda) não precisa se preocupar. Até mesmo Alberto Einstein disse um dia que não encontrava nada no mundo com tamanha incompreensão por parte da humanidade do que o IR. Para tentar esclarecer perguntas frequentes, foi reunido no artigo respostas que podem ser úteis para satisfazer as dúvidas dos leitores.

O primeiro ponto a se considerar se encontra no fato de que no imposto de renda os cidadãos não são responsáveis por pagar como também em ajustar as contas da Receita Federal. De forma prática, governantes se interessam em saber como pessoas físicas e jurídicas fazem compras de bens e serviços que custam preços altos no mercado.

Contribuintes precisam declarar os movimentos financeiros que aconteceram no conjunto do ano. Depois de fazer o cálculo é possível saber de modo efetivo qual valor a pagar de IR. É preciso também comparar os valores devidos e retidos, quantia cujo resultado consiste nas restituições ou nos preços a pagar à Receita.

Outro tipo de assunto que gera dúvidas no IR está na política de descontos. De acordo com as regras gerais, contribuintes têm preços descontados de maneira distinta ao longo do ano e não apenas no prazo para declarar ao leão. Fique atento!

Em termos práticos, a Receita Federal não deseja apenas conhecer quanto os brasileiros ganham anualmente. O poder público quer saber quais os valores que existem no patrimônio particular e a origem das quantias correntes à vida do cidadão ativo na economia nacional.

Por vezes surgem dúvidas para colocar os valores gastos ou a renda no documento que serve para prestar contas de IR. Em caso de dúvidas, procure preencher com maior cuidado e riqueza de informações os rendimentos que aos olhos do poder público tem maior importância ao comparar com as despesas.

Deixe o seu comentário ou a sua dúvida sobre o IR no final da página.

Por Renato Duarte Plantier

Uma resposta para "Dicas sobre o Imposto de Renda 2014"

  1. Eu fiz minha declaração pela primeira vez esse ano, lá diz que vão me restituir determinado valor, o que eu gostaria de saber é quanto tempo demora pra eles depositarem? Obg.

Postar Comentário