Alerta para e-mails falsos em nome da Receita Federal

A Receita Federal lançou nota no site oficial, em 21 de março de 2014, para chamar a atenção dos contribuintes quanto às atividades hackers, que enviam e-mails falsos no sentido solicitar dados pessoais ou fiscais a serem usados para posteriores golpes.

No mundo da internet, declarar os movimentos das finanças ao IR ficou fácil por conta dos recursos tecnológicos, seja via computador pessoal ou com dispositivos móveis. Em contrapartida, também cresce o número de golpes e tentativas de fraudes que usam o nome da Receita Federal.

De acordo com a nota oficial, no Brasil há quadrilhas que se especializam em cometer crimes online. Contraventores enviam mensagens falsas para conseguir informações cadastrais, fiscais ou bancárias, de modo ilegal.

Contribuintes precisam aumentar a atenção para as mensagens que recebem na caixa de entrada do e-mail. Jamais devem baixar arquivos em anexo ou clicar nos links, visto que qualquer procedimento do gênero infecta os computadores.

Um dos maiores exemplos que acontece nos dias atuais de golpes na Receita Federal consiste no envio de e-mails. Nas mensagens eletrônicas há informação falsa de que o poder público encontrou inadimplência no CPF. Assustados, usuários que recebem o conteúdo informático via e-mail clicam no link e ficam infectados por vírus.

Outros exemplos de golpes com uso do nome da Receita Federal:

A: Mensagens que divulgam nova edição para download do programa que serve para declarar o Imposto de Renda;

B: Necessidade de enviar declaração para retificar de forma fiscal;

C: Existência de valores a serem restituídos para contribuintes.

Atenção: A Receita Federal indica de maneira oficial e pública que não envia e-mails para declarantes fornecerem dados. De forma prática nenhum tipo de informação segue ao correio eletrônico de contribuintes. O conteúdo informativo referente ao imposto de renda é publicado apenas no programa baixado via internet, dentro do site da instituição.

Por Renato Duarte Plantier

Postar Comentário