Declaração do Imposto de Renda – Como Fazer e Prazo Final de Entrega

Quem deseja declarar o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) sem risco de ter multa precisa proceder até o dia 30 de abril, data limite de acordo com as regras da Receita Federal. Até 31 de março o sistema público contabilizou 5,4 milhões de declarações no ano de 2014.

Pessoas que precisam declarar ao leão devem fazer o processo via internet, com uso do programa denominado “Gerador de Declaração”, documento online disponível no site oficial da Receita Federal do Brasil.

A tecnologia dos dias atuais permite com que os usuários também declarem com dispositivos móbeis ao usarem o aplicativo “m-IRPF”. Desde que exista comunicação com a rede mundial de computadores (internet), os internautas conseguem acessar o aplicativo em qualquer local.

De forma prática, o aplicativo marcou a história das políticas da Receita Federal que se centram em se relacionar com o contribuinte de maneira eficaz, é o que afirma uma nota pública publicada no site da instituição.

É interessante notar que os contribuintes conquistam abatimento de 3% no valor do IR (Imposto de Renda) se decidirem doar a qualquer Fundo com inscrição ativa na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O poder público indica que de modo semelhante ao que acontece em outros setores, aumenta o número de casos de golpes na internet. Por esse motivo que a Receita indica não abrir ou responder mensagens que chegam ao e-mail, visto que a entidade jamais realiza perguntas a serem respondidas online.

Até 17 de março existia 4,6 milhões de pessoas que declararam o IR à Receita Federal. Em quatro dias aconteceu um aumento de 800 mil contribuintes. Conforme chega a data limite para declarar (30 de abril), há maior tendência de aumentar o número de pessoas que declaram o imposto.

Deixe o seu recado se tem dúvidas sobre o Imposto de Renda.

Por Renato Duarte Plantier

Postar Comentário