Por que não deixar para declarar o IR 2014 na última hora?

A declaração do Imposto de Renda 2014 começou em março e mais de 20 milhões de pessoas ainda não declararam para Receita Federal a renda do ano de 2013, de acordo com uma análise feita na semana passada.

Quem deixa para declarar na última hora pode correr alguns riscos e acabar caindo na malha fina. Nos últimos dias, o acesso ao site da Receita fica muito alto e o contribuinte pode acabar encontrando dificuldades em baixar o programa de declaração e até mesmo, por causa da pressa, enviar alguma informação incorreta. O prazo para entregar e até o dia 30 de abril.

O diretor técnico da King Contabilidade, Ricardo Umeda, o tributarista do PLKC Advogados, Luiz Henrique Veronezi e o direitor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, especialistas na área financeira e tributária, dão algumas dicas e explicam por que o contribuinte não deve deixar a sua declaração de imposto de renda para última hora.

Primeiro, se deixar para fazer no final do prazo, o contribuinte pode reparar, de última hora, que ainda faltam alguns documentos e que não vai conseguir os dados faltantes a tempo para completar sua declaração. Segundo, a pessoa que declara nos últimos dias do prazo estipulado, vai receber a sua restituição, caso seja devida, apenas nos últimos lotes.

Terceiro, o contribuinte que faz sua declaração no começo, caso tenha alguma informação errada, ele ainda terá tempo de enviar sua retificação antes do prazo terminar. O contribuinte que declara na última hora não consegue fazer essa retificação a tempo, ou seja, corre um sério risco de cair na malha fina.

Quarto, muitas pessoas deixam para declarar no último dia do prazo e por isso, muitas vezes, o site da Receita Federal fica sobrecarregado e não consegue funcionar de forma totalmente correta. O contribuinte que passar por isso ou que tiver algum problema na internet ou no computador não vai conseguir resolver isso a tempo, correndo riscos de não conseguir declarar.

Quinto, alguns contribuintes têm dificuldades em fazer sua declaração sem uma ajuda profissional. A pessoa que deixa para fazê-la nos últimos dias da data final pode não encontrar um horário com um contador. Sexto, o contribuinte que tiver algum desses problemas e não enviar a sua declaração dentro da data limite, deverá pagar, no mínimo, uma multa de R$ 165,74.

Por Carolina Miranda

Foto: divulgação

Postar Comentário