Apenas 15% do Brasil paga Imposto de Renda

H&R Block, instituição de pesquisa que trabalha para medir o IR (Imposto de Renda) em diferentes países, indica que 13,5% dos brasileiros declaram ao leão. Os valores indicam que Brasil se encontra em menor patamar no número de declarantes ao comparar com nações desenvolvidas.

Conforme a instituição, o Brasil se encontra na frente da Índia em termos números referentes às Declarações, mas perde para Canadá e Estados Unidos. Outro ponto a considerar está no fato de que se levar em conta os dependentes, então o valor de brasileiros declarantes sobe para quarenta milhões, indicam representantes do IR (Imposto de Renda) da Receita Federal.

Poder público corrige a tabela do IR de forma constante com valores percentuais inferiores do que a taxa de inflação, fato que contribui de forma direta com o crescimento da renda e postos de trabalho, além de aumentar a estimativa de crescer o número de pessoas que declaram renda e gastos à Receita Federal, teoricamente.

Receita Federal espera que até o final de abril do ano de 2014 deve receber 27 milhões de documentos. Em 2012, foram 25 milhões de declarações entregues no tempo correto, ao ponto que o valor aumentou em um milhão para 2013.

Regras do IR variam de acordo com os países. No Brasil, pessoas que receberam renda maior do que R$ 25.661 precisam declarar, o que se equivale em quase dois mil reais por mês no ano de 2013, aproximadamente.

Joaquim Adir, supervisor do IR na Receita Federal, indica que no país a grande parte do povo não ganha valores acima de R$ 2 mil. Ao levar em conta as crianças, idosos e outros dependentes não ativos na economia, então sobra quantidade em excesso de pessoas no número de declarantes oficiais. Adir indica que aposentados têm regras distintas de tributação, ponto que também diminui o número de contribuintes ao Leão, oficialmente.

Por Renato Duarte Plantier

Foto: divulgação

Uma resposta para "Apenas 15% do Brasil paga Imposto de Renda"

Postar Comentário