Consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2014

As atenções dos cidadãos brasileiros no primeiro quadrimestre de todo ano se voltam a Declaração de imposto de renda Anual. Em 2014, segundo informações do site da Receita Federal, a apresentação da declaração ficou programada no período de 6 de março a 30 de abril de 2014. O serviço de recepção da declaração foi realizado pela Internet, de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.445, de 17 de fevereiro de 2014, art. 7º.

A rotina é praticamente a mesma comparando de um ano para outro, que se resume no download do programa de IRPF do ano corrente, preenchimento e transmissão do formulário, emissão da DARF e consulta de lotes e datas de restituição do imposto de renda, mas em 2014 houve algumas mudanças em relação ao ano anterior como um aplicativo para realizar a declaração através de tablets e smartphones e também neste ano a Receita disponibilizou a declaração Pré-Preenchida para os cidadãos que possuem certificação digital ou a representantes com procuração eletrônica ou procuração RFB.

Mas o que mais o cidadão espera é o período da restituição e compensação do Imposto de Renda. Segundo notícias do site da Receita, a partir das 9h desta quarta-feira, 11 de junho, está disponível para consulta o primeiro lote de restituição do IRPF de 2014, que contempla 1.350.668 contribuintes, totalizando mais de R$ 1,9 bilhão.

A Receita disponibiliza em seu portal (através do link www.receita.fazenda.gov.br) uma ferramenta para consulta de restituição onde o contribuinte deve informar seu CPF completo, inclusive com o dígito verificador, sem separadores de números, pontos ou traços, digitar os caracteres de segurança (digitar os 6 caracteres da imagem, essa informação ajuda a Receita Federal do Brasil a evitar consultas por programas automáticos, que dificultam a utilização do aplicativo pelos demais contribuintes) e clicar em consultar.

Os lotes de restituição são liberados seguindo uma ordem de prioridades, pois de acordo com a legislação, os primeiros a receber são os idosos acima de 60 anos e os contribuintes que têm alguma moléstia grave ou deficiência física. Também aqueles que fazem transmissão no início do período de declaração.

Uma resposta para "Consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2014"

Postar Comentário