Consulta ao 2º Lote de Restituições do Imposto de Renda 2015

Consulta ao 2º lote de restituições do imposto de renda 2015 deverá estar disponível ainda nesta semana.

Você que declarou e pagou seu imposto de renda no ano de 2015 e agora está esperando a restituição, deve ficar atento à liberação do calendário do segundo lote de restituições. A Receita Federal pretende liberar o acesso à consulta do segundo lote de restituições ainda esta semana. E o dinheiro estará disponível aos contribuintes no próximo dia 15 de julho.

Quem deseja ter informações sobre o lote a ser liberado deve ligar para o Receitafone, através do número 146 ou pelo do site da Receita Federal na Internet. Há ainda a opção de um aplicativo para tablets ou smartphones que dá acesso às declarações anteriores. O sistema operacional dos aparelhos deve ser o Android ou iOS.

Se houver alguma dúvida quanto aos problemas em sua declaração, o contribuinte deverá acessar o seu extrato através do Centro Virtual de Atendimento, disponível na internet. O acesso é necessário para verificar se há pendências e acompanhar o processo da declaração. Caso o contribuinte perceba alguma pendência nos dados já enviados, deve fazer a declaração de retificação, para retirar o seu nome da malha fina. Para o procedimento de retificação, o contribuinte precisa do código de acesso, que será gerado pelo próprio site da Receita Federal, após o cliente ter informado o número da entrega da declaração das suas duas últimas declarações.

Este ano cerca de 28 milhões de contribuintes entregaram a Declaração de Pessoa Física dentro do prazo, que se encerrou no dia 30 de abril. Quem não enviou dentro do prazo poderá ser multado em 1% ao mês e também por fração por atraso.

O valor pode chegar até 20% e tem o valor mínimo de R$ 165,74. Além da multa, o contribuinte pode ter outros problemas, como por exemplo, a restrições no CPF. Um CPF restrito poderá dificultar compras, acesso a crédito ou a serviços bancários, por exemplo, além de outros transtornos. Então, a dica é retificar sua declaração o mais rápido possível, caso encontre algum problema nos dados declarados. Depois disso, você terá acesso à restituição que tem direito e seu nome liberado para movimentações de crédito.

Por Patrícia Generoso

3 respostas para "Consulta ao 2º Lote de Restituições do Imposto de Renda 2015"

Postar Comentário