Receita começou a pagar o 5º lote de restituições do IR

Pagamentos começaram a ser feitos no dia 15 de outubro. Receita Federal estima que mais de 1 milhão de contribuintes sejam beneficiados com o crédito.

Um dinheirinho extra no final de ano, principalmente em época de crise, não seria nada mal não é mesmo? Pois quem está à espera do 5º lote de restituições do imposto de renda 2015, pode se alegrar, pois a Receita já começou a pagar o lote de restituições.

Os depósitos começaram a ser feitos na última quinta-feira (dia 15), e a previsão da Receita Federal é de que mais de 1 milhão de contribuintes sejam beneficiados com o crédito.

Quem ainda não viu se será beneficiado com o lote, pode fazer sua consulta no endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp, ou ainda pelo Receita Fone, que atende no número 146. Basta discar a opção 3. Há ainda a opção de consultar sua situação no imposto de renda 2015 através do aplicativo para dispositivos móveis da Receita.

Em comparação com os valores dos anos anteriores, as restituições deste ano tiveram um aumento de R$ 1,5 bilhão para esse lote especificamente. Os contribuintes englobados serão cerca de 1,26 milhão. Destes 19.507 são idosos e 2.527 possuem alguma deficiência, seja ela física ou mental. O número também inclui aqueles com moléstias graves.

De acordo com as regras da restituição, após o pagamento da restituição desses contribuintes, começarão a ser pagas as restituições seguindo a ordem de entrega da declaração, desde que esta tenha sido entregue sem erros ou quaisquer omissões de dados, ou seja, somente receberão a restituição os contribuintes que não tiverem caído na malha fina. Portanto, é imprescindível que as declarações estejam corretas.

Quem quiser saber se seu nome está incluído na malha fina, deve acessar o site da Receita Federal e entrar na opção do  e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Lá é possível verificar se há pendências e a situação atual da declaração. Caso o contribuinte perceba algum problema, deve optar pela declaração retificadora. Quando a sua situação for resolvida, e se houver imposto a restituir, o consumidor será incluído nos lotes do IR, o que pode não acontecer no mesmo ano-calendário da correção.

Geralmente, sete lotes de restituições são liberados pela Receita anualmente, nos meses que vão de julho até dezembro. Os valores restituídos são corrigidos pela variação dos juros do país, que atualmente está em torno de 14,25% ao ano.

Por Patrícia Generoso

Uma resposta para "Receita começou a pagar o 5º lote de restituições do IR"

  1. Você pensa em obter um empréstimo? Você está seriamente na necessidade de um empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua oportunidade para alcançar o seu desejo, dar empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos de negócios e todos os tipos de empréstimo com juros de 2%, para mais informações entre em contato conosco via e-mail (ramirezglorialoan@gmail.com)

Postar Comentário