Pagamento da Restituição do IR 2015

Saiba o que fazer com o dinheiro recebido do último lote da Restituição do imposto de renda de 2015.

No dia 15 de dezembro a Receita Federal depositou o pagamento referente ao sétimo e último lote da Restituição do imposto de renda de 2015, o qual tem como ano-base 2014. Com um valor total de R$ 3,6 bilhões, foram 2.819.112 contribuintes contemplados. Esse último lote também traz as restituições de 2008 até 2014 para aqueles que ficaram na malha fina.

Com esse dinheiro em mãos, o que devo fazer? Segundo especialistas da área de economia, a melhor opção é para quitar dívidas pendentes. Para as pessoas que não apresentam essas dívidas, a dica é fazer um investimento em renda fixa.

Dívidascomo de cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, são endividamentos caros e devem ter prioridade para se quitar ou diminuir as mesmas. Os juros para o consumidor, de acordo com a Anefac, chegaram ao seu maior nível em outubro em seis anos. Com esses juros as dívidas podem chegar a valores muito altos em pouco tempo. Quando há a quitação da dívida de maneira antecipada, você tem o abatimento de juros assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso você não tenha dívidas tão caras como essas, quite pendências que sejam relacionadas de financiamentos como prestações de lojas ou até empréstimo consignado.

Agora, se a pessoa não apresenta nenhum tipo de dívida pendente, a melhor opção para utilizar o dinheiro da restituição do imposto de renda é começar um investimento ou até reforçar algum já iniciado.

Os especialistas apontam que o aconselhável é ter uma reserva de emergência que possa ajudar em despesas quando a situação financeira não for das melhores. Com isso verificado, agora pode ser uma boa ideia fazer uma poupança ou colocar uma quantia a mais em uma que já tenha sido criada. Posteriormente, ela poderá ser utilizada para uma aposentadoria ou até na troca de um carro ou uma nova casa. Devido à alta taxa para juros, uma boa sugestão é investir em renda fixa. Títulos do Tesouro Direto também pode ser uma boa opção. 

Dinheiro

Postar Comentário