Calendário de Pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2016

Pagamento do primeiro lote de restituições acontecerá no mês de junho.

Os contribuintes começarão a receber a partir do dia 15 de junho as restituições do imposto de renda referentes ao primeiro dos sete lotes normais. Os demais serão liberados nos dias 15 de julho, 15 de agosto, 15 setembro e 15 dezembro. Em outubro a restituição está prevista para o dia 17 e em novembro no dia 16.

O valor da restituição será depositado no banco informado pelo contribuinte. São prioritários os contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com moléstia grave, além de deficientes físicos ou mentais, desde que não tenham entrado na malha fina. Depois, recebem as pessoas que enviaram primeiramente o Imposto de Renda.

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre o Imposto de Renda?

O imposto de renda surgiu no mundo somente após o desenvolvimento do dinheiro e da moeda. Depois da sua criação, a riqueza das pessoas começou a ser avaliada pela quantidade de moedas. Antigamente, o valor era medido pela quantidade de pertence. No século XV, em Florença, Itália, começou a Décima Scalata, que, na época, era uma espécie de protótipo do Imposto de Renda, que cobrava uma taxa progressiva sobre a renda dos italianos.

O imposto de renda surgiu na Inglaterra, no fim do século XVIII e tinha características parecidas com o do sistema atual. No País, a primeira tentativa de imposto surgiu em 1843, através da lei 317, de 21 de outubro. O tributo progressivo recaia sobre os vencimentos que eram recebidos pelo cofre público. O tributo de rendimento sobre pessoas e empresas começou a ser instituído em 1922 e em 1943 atingiu o ápice da arrecadação, representando um total de receita tributária federal de 1943.

O leão, símbolo da Receita Federal, surgiu 1973. Na época, a Secretaria da Receita Federal contratou uma agência de publicidade para divulgar o programa do Imposto de Renda. O leão foi escolhido porque representa a lealdade, a justiça, além de ser considerado o rei dos animais.

No ano de 2007 a Receita Federal aliou a Previdência Social e criou a Super Receita, sendo responsável pela arrecadação de mais de 500 bilhões anual. Na atualidade, o processo de declaração de imposto de renda é eficiente e a maioria do processo é feito pela internet. Existem países em que a cobrança de tributo é quase zero como Bahamas (Caribe), Burundi (África) e Uruguai (América do Sul).

Por Babi

Uma resposta para "Calendário de Pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2016"

Postar Comentário