Como fazer a declaração retificadora do Imposto de Renda

Em caso de erro na declaração é possível consertar a mesma por meio da declaração retificadora.

Caso você tenha entregado a sua declaração de Imposto de Renda e observou um erro, você deverá consertar o mesmo e fazer um envio de declaração retificadora. O contribuinte poderá efetuar essa declaração em qualquer tempo, a não ser que a Receite atue, ou então, o chame para dar mais explicações.

O que devo fazer?

Primeiramente a pessoa deve entrar no programa que utilizou para fazer a declaração original: O Receitanet. Quando chegar na ficha Identificação do Contribuinte, será necessário responder sobre o tipo da declaração e apontar “Declaração Retificadora”.

Com isso, o contribuinte vai ser obrigado a informar o número do recibo da declaração que fez anteriormente. Caso não tenha mais o número, será necessário seguir até um posto da Receita. A pessoa poderá até alterar o modelo selecionado (mudar da declaração completa para a simplificada) caso a retificação seja feita até o último dia do mês de abril. Caso passe o prazo, será obrigatório manter o modelo selecionado na anterior.  

A Receita Federal vai considerar a declaração retificadora que foi entregue e não mais a original, para os fins de restituição. Quanto antes retificar é melhor, pois não terá chances de ser atuado pela Receita e obter uma restituição mais rápida. Há um prazo máximo de 5 anos para se realizar uma declaração retificadora.

As pessoas poderão fazer o número de declarações retificadoras que necessitarem, mas os especialistas apontam que isso poderá chamar a atenção da Receita Federal, o que colocaria a declaração dentro da Malha Fina.  

Online, tablet e celular:

A declaração pode ser feita via online, sem a obrigação de instalar o programa Receitanet. Isso pode ser feito no Portal e-CAC da Receita, através do seu código de acesso ou do certificado digital. Caso você tenha feito a declaração via tablet ou celular e aconteceu algum tipo de erro, o contribuinte terá que, obrigatoriamente, fazer o download do programa Receitanet.

Depois de baixar o programa, você deverá enviar a sua declaração do seu dispositivo móvel para um computador. Faça a instalação do Receitanet. Depois, dentro deste programa, acesse “Ferramentas”, na sequência em “Cópia de Segurança” e “Restaurar”. Agora é só fazer as modificações que são necessárias. O documento é gravador e transmitido através do Receitanet. 

Postar Comentário