ECF 2015 – Prazo de Entrega e Principais Problema com Erros

Confira aqui o prazo de entrega e os principais problemas do ECF 2015.

O prazo para envio da ECF referente ao ano de 2015 termina no último dia útil do mês de julho. Porém, empresas e empresários precisam estar atentos para o envio correto das informações, porque inconsistências nas mesmas podem trazer problemas para a empresa, assim como o atraso no envio.

Prazo para envio do ECF 2015 está terminando

Empresas e empresários têm até o último dia útil do mês de julho de 2016 para fazer o envio da ECF – Escrituração Contábil Fiscal. A ECF é a nova forma de fazer o envio das informações fiscais e contábeis da empresa, substituindo o sistema antigo que utilizava-se ainda de papel e livro-caixa. A ECF é um sistema digitalizado que faz o envio das informações através do computador e unifica o fluxo de dados da empresa.

Em vigor desde 2014, a ECF é uma forma de padronizar a contabilidade com os padrões internacionais. Os empresários precisam fazer seu envio no prazo e com as informações preenchidas da maneira correta, para que seja feito o cálculo do imposto de renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O não envio das informações dentro do prazo estipulado pode acarretar em multas e juros para as empresas. Mas o preenchimento incorreto e inconsistências nas informações também trazem consequências.

Problemas ocasionados por erros na ECF

Todas as informações cedidas pela empresa na ECF devem estar em conformidade com as movimentações contábeis e fiscais da empresais. Embora esse seja o segundo envio da ECF, alguns contribuintes têm dúvidas sobre seu preenchimento ou podem preencher erroneamente alguns campos. Essas inconsistências podem fazer com que a empresa caia numa espécie de malha fina.

Wilson Gimenez Júnior, vice-presidente administrativo da Aescon-SP, afirma que as informações ECF devem estar em conformidade com a ECD (Escrituração Contábil Digital), uma obrigação da empresa que substitui o controle do livro-caixa. Antes de fazer o envio da ECF convém revisar as informações da ECF, segundo a ECD, para que não aconteçam erros.

Geralmente esses erros acontecem quando as empresas trocam seu profissional contábil ao longo do ano, porque os planos de contas utilizados pelos dois podem ser diferentes. Quando o Fisco faz o cruzamento das informações e encontra esse problema, a empresa pode ser chamada para prestar esclarecimentos ou pode sofrer penalidades como o pagamento de multas, que variam segundo a infração cometida.

Pequenos detalhes, como denominações diferentes para um mesmo item, podem ser a fonte do problema. Por isso, é preciso estar atento para que tudo esteja em conformidade e a empresa não venha ter um gasto extra por causa de um pequeno erro na declaração. Então, não deixe o envio para a última hora, assim poderá evitar erros e terá tempo para conferir com cautela as informações.

Aline Andrade

Postar Comentário