Entregar a declaração do IR fora do prazo

É possível fazer a entrega da declaração atrasada na Receita Federal mediante pagamento de multa.

Para quem não declarou o Imposto de Renda na data em vigor, poderá procurar a Receita Federal para fazer retificação ou pagar uma multa.

Quem tinha obrigação de fazer sua declaração de imposto de renda 2016 e perdeu a data de pagamento sem multa, deve se dirigir imediatamente à Receita Federal para normalizar sua situação junto ao leão.

É possível fazer a entrega da declaração atrasada na Receita Federal mediante pagamento de multa. O contribuinte também tem a opção de retificar, caso perceba o preenchimento errado de sua declaração.

Vale lembrar para quem vai fazer declaração atrasada, atentar para a versão de programa de declaração de imposto de renda, bem como do Receitanet que utiliza para transmitir. Geralmente a Receita Federal troca a versão desses programas quando o prazo se encerra.

Caso deseje fazer download dos programas disponíveis pode utilizar o seguinte link: http://zip.net/bnsW7P.

De quanto é a multo sobre o imposto de renda fora do prazo?

O atraso na Declaração do imposto de renda pode gerar uma multa no mínimo de R$ 165,74 ou no máximo 20% do que deve.

No ato da entrega da declaração atrasada, ao imprimir o recibo, já sai também a notificação de multa e o boleto para pagamento, que será de 1% ao mês sobre o imposto que deve.

Se o contribuinte atrasar 5 meses a multa será de 5%, caso o atraso seja de 20 meses, sobe para 20%. De acordo com Valter Koppe, supervisor do IR em São Paulo, se a dívida não for paga no vencimento, começarão as cobranças de juros com base na Selic (taxa básica da economia).

Dá pra receber a restituição mesmo com atraso:

Caso o contribuinte tenha algum valor a ser restituído o atraso não o impedirá de receber, desde que pague a multa. Se optar por não pagar a multa pelo atraso na entrega, o valor deverá ser deduzido da restituição. Caso contrário receberá integralmente, corrigido pela taxa Selic.

Segundo Koppe o contribuinte deve utilizar o Programa Sicaclweb no link http://zip.net/bntcWK, caso tenha alguma multa para apurar o valor atrasado. Esse programa faz o cálculo e emite o DARF para ser pago.

Quem deveria e não declarou o imposto de renda, poderá ter restrições no CPF, prejudicando a vida financeira do contribuinte.

Por Ruth Galvão

Postar Comentário