Receita Federal – Como Consultar CNPJ

Saiba aqui como consultar o CNPJ pela Internet.

O CNPJ é um número que serve como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica no Brasil. O registro serve para identificar empresas e quaisquer outros arranjos de personalidade jurídica junto à Receita Federal.

Todas as organizações domiciliadas no país devem se inscrever no CNPJ para que iniciem as atividades, inclusive filiais. O número deverá constar em produtos industrializados e nas notas fiscais emitidas.

O CNPJ é composto de 14 dígitos, que servem para identificar a empresa e sua atuação. Ele sempre termina com 2 números que formam o dígito verificador, formado por uma equação dos anteriores. O algoritmo valida a legitimidade do conjunto de números.

Ao acessar o site da Receita Federal, o usuário deve clicar em "Empresa", no rodapé da página, opção "Navegue Aqui". Na tela seguinte, há várias opções de serviços. Deve ser selecionado o botão "Cadastros". Uma lista de diversos tipos de inscrições será mostrada. Basta escolher o link de comprovante de inscrição e de situação cadastral no CNPJ.

O contribuinte que tem acesso ao e-CAC pode clicar na opção "Internet via Portal e-CAC com certificado digital". Será preciso inserir o código de acesso, senha e CNPJ ou ingressar com o certificado digital.

A forma mais simples de gerar o comprovante sem a necessidade de cadastro é pelo acesso direto ou com senha específica. Para proceder com a consulta, o contribuinte deve inserir o número do CNPJ e preencher uma confirmação de texto captcha.

Não é preciso inserir pontos no número de registro. Automaticamente o sistema mostrará um comprovante de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Ele contém o nome empresarial, nome de fantasia, atividade econômica, natureza jurídica, endereço, situação cadastral e mais detalhes da empresa. No final da página, consta o dia e hora da emissão, além de um botão para a impressão do documento. Além disso, há a opção de Consulta QSA, para o capital social daquele CNPJ. A situação cadastral pode ser ativa, inapta, suspensa, baixada ou nula.

Dessa forma, como não é preciso informar nenhum dado extra, apenas o CNPJ da empresa, esse tipo de consulta é pública, para qualquer pessoa que tenha a necessidade de saber mais sobre determinada organização e situação do cadastro.

Por Vanessa Queiroz

Postar Comentário