Receita Federal – Como Consultar CPF Online

Saiba aqui como consultar o número do CPF online.

O CPF é o cadastro de pessoas físicas, documento válido em todo o território nacional. Com 11 dígitos, ele é uma identificação única, muito usada para diversas operações financeiras como abertura de contas e cadastro de bens. Até 2011, era emitido um cartão de plástico para comprovação de inscrição, para servir como documento oficial. Hoje em dia, o número de CPF pode ser adicionado no RG para simplificar a identificação de pessoas, assim como na carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Quem não possui o número em nenhum documento e precisa de um comprovante formalizado, pode obter o documento online. O site oferece duas formas: comprovante de situação cadastral ou comprovante de inscrição. Confira a seguir como proceder para consultar o CPF online.

Verificação de Situação Cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas

Há a opção de visualizar um comprovante emitido instantaneamente pelo site da Receita Federal. Este documento gerado não informa sobre a situação financeira, econômica ou fiscal do titular. Na tela, basta preencher a data de nascimento e o número do CPF. Em seguida, há uma confirmação captcha, em formato de texto. Se houver dificuldade do usuário no reconhecimento dos caracteres, também há como ouvir o conteúdo pressionado o botão de áudio.

Na comprovação, há menção da Secretaria da Receita Federal do Brasil e do Ministério da Fazenda para oficializar o documento. A página mostra no documento o número do CPF, situação cadastral, nome da pessoa física, data de nascimento e data de inscrição. Ao final da tela, consta a data e hora (Brasília) em que o comprovante foi emitido, assim como um código de controle do documento. Com essas informações, é possível autenticar a veracidade posteriormente na página da Receita. Também é possível realizar a impressão.

Inscrição no CPF – Como Comprovar

O usuário precisa acessar a página da Receita Federal para gerar o comprovante.

Será preciso adicionar no formulário o nome completo do titular, número do documento, nome, data de nascimento, título de eleitor e nome da mãe.

Após a inserção dos dados, o site mostra uma imagem comprovando a inscrição. O documento pode ser impresso para substituir o antigo cartão do CPF. O comprovante tem informações do inscrito no CPF e a data de emissão.

Por Vanessa Queiroz

Postar Comentário